Oitenta empresários de 10 países da América Latina se reuniram, em Kayseri, província turca, na última terça-feira para discutir investimentos e oportunidades comerciais com empresários locais na “Ponte Comercial”, evento realizado pela Confederação Turca de Empresários e Industriais (TUSKON).
O título “Ponte Comercial”, que a TUSKON utiliza em eventos de incentivo a investimento e comércio, é inspirado na reunião semianual “Ponte Comercial Turquia-Mundo”, que tem sido organizada pela confederação desde 2006. Representantes de empresas da Argentina, Brasil, Haiti, Equador, Chile, Peru, Jamaica, México, Colômbia e Cuba trataram de negócios com 250 investidores turcos no evento de terça-feira em Kayseri. Na cerimônia de abertura, o presidente da TUSKON, Rızanur Meral, disse que a confederação vem acelerando os esforços para melhorar o comércio e negociações com as Américas desde 2006 e acrescentou que a região oferece grandes oportunidades de investimento para companhias turcas.
“Os 10 países presentes aqui hoje são mercados que estão crescendo rapidamente e têm uma forte demanda devido a uma população de 490 milhões de pessoas... Além disso, eles são uma porta para consumidores potenciais no continente americano e em outros lugares”, declarou Meral. Ele também disse que as escolas turcas estabelecidas na região serviram para reforçar os laços de empresários turcos com as Américas assim como para introduzir as pessoas daqueles países à Turquia.
Na terça-feira, o Embaixador da Argentina na Turquia, Juan José Arcuri, disse que investidores de seu país agradecem à TUSKON pelos esforços em introduzi-los ao mercado turco e pela ajuda em aumentar o volume de comércio bilateral. Arcuri mencionou à mídia turca que a TUSKON ajudou argentinos a entenderem melhor o mercado e economia turca ao mesmo tempo em que corrigiu informações errôneas sobre a história da Turquia.
A TUSKON lançou a primeira ponte comercial em 2006, direcionada às nações africanas. Depois disso, a iniciativa se espalhou da África para regiões do Pacífico e mais recentemente para Eurásia e Balcãs. A participação de turcos no evento não se limita a empresas afiliadas à TUSKON. A confederação é famosa por seu empenho em melhorar a colaboração e relações comerciais mútuas entre países com os quais a Turquia tem baixo volume comercial. Ela também dá atenção a estratégias específicas do governo turco para alguns mercados.
Publicado em Today’s Zaman, 29 de abril de 2014.