abril 28, 2014

Resenha: Pérolas da Sabedoria

Michael Starzinski

Este trabalho escrito por M. Fethullah Gülen é continuação de uma longa tradição de livros e artigos que promovem a causa de servir à sociedade por meio da melhoria da educação universal. Fethullah Gülen é um conhecido e respeitado erudito turco, líder religioso, educador e reformador social cujos valores se baseiam em sua fé islâmica e cujo maior interesse é o bem-estar de muçulmanos assim como de toda humanidade.

As muitas experiências da vida de Fethullah Gülen, incluindo uma posição de professor em Edirne, Turquia, e aquelas adquiridas por meio da fé, contribuíram para o entendimento dele sobre o papel da educação na formação o mundo em que vivemos. Sua crença de que tirania pode ser eliminada e justiça alcançada por meio de educação para toda humanidade é copiosamente ilustrada nesse e em todos os seus trabalhos anteriores.

Os leitores descobrirão muitos comentários talhados pela riqueza de conhecimento e experiências de Gülen. Coloridos pelos filtros da educação recebida por ele, sua cultura, crenças religiosas e nacionalidade. Os leitores tirarão maior proveito da perspectiva e profundidade de entendimento de Gülen se tentarem ser tolerantes e aceitarem o histórico e experiência de vida dele. Na verdade, Fethullah Gülen tem muita sabedoria a oferecer àqueles que estão, verdadeiramente, dispostos a contemplar sua mensagem.

Fica óbvio a qualquer pessoa familiar aos trabalhos de Fethullah Gülen que a intenção desse livro é informar e guiar os leitores em suas vidas diárias. Alguns capítulos do livro são intitulados: A Vida Espiritual; A Vida Pessoal; A Família; Sociedade; Interação Social. Fethullah Gülen divide cada capítulo em vários tópicos e cada um deles provê diversos comentários curtos e objetivos (pérolas) desenhados para provocar o pensamento e modelar o entendimento e ações resultantes de seus leitores.

Num exemplo relacionado à política; no capítulo sete, “Governo”, sobre o assunto “República”, Fethullah Gülen escreve: “O Profeta (a paz e graça estejam com ele) não reivindicou realeza, e seus quatro sucessores políticos imediatos seguiram seu exemplo. A realeza apareceu quando as pessoas cresceram longe do espírito islâmico e eventualmente esta digressão tornou-se um veículo de opressão e despotismo.” Essa é, de fato, uma pérola interessante, pois contém um comentário sábio sobre o desenvolvimento histórico da política no mundo islâmico e nos ajuda a entender a causa de muitos problemas enfrentados pelos muçulmanos modernos. Ela também pode ajudar a guiar alguns países islâmicos dos dias de hoje a desenvolverem políticas e práticas que os tirarão do pântano político, econômico e cultural em que se encontram.

Outro exemplo, desta vez sobre ciência metafísica, pode ser encontrado no capítulo nove, “Pessoas Ideais”, no tópico “Pérolas de Sabedoria”: “A matéria não tem compreensão, consciência, sentimento e vontade. Ela é composta apenas de algumas leis e partículas (usadas para dar forma às coisas). Que erro embaraçoso é contar isto como a essência da existência.” Ideia fascinante que nos encoraja a examinar criticamente os valores que nós e nossas culturas adotamos com relação ao valor e importância de propriedades e objetos.

Em Pérolas da Sabedoria, Fethullah Gülen reuniu uma incrível coleção de pensamentos sensatos e os organizou em tópicos lógicos para que possamos usá-los para examinar nossas vidas e nos beneficiarmos de sua sabedoria. Há, literalmente, centenas de pérolas nesse livro e todas elas merecem nossa atenção imediata.

Publicado em, The Fountain, número 45, Janeiro-Março 2004.
Livro disponível na Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=30364535
Blogger Wordpress Gadgets