maio 10, 2014

Hizmet mantém escola e centro cultural em São Paulo

Luisa Pessoa

Fundado há oito anos, o colégio Belo Futuro Internacional dá aulas do ensino fundamental ao médio e possui 163 alunos, dos quais apenas sete nasceram na Turquia.


“Não somos voltados para uma comunidade. Somos uma escola brasileira que tem o diferencial de dar aulas em turco e na qual os alunos são acompanhados por tutores”, diz Enes Acar, diretor administrativo do colégio.

Segundo Acar, pelo menos uma vez por ano os tutores visitam a casa dos estudantes para conhecer suas famílias, prática pouco comum em outras escolas do país. Essas visitas são feitas principalmente pelos docentes de nacionalidade turca – são sete, de 24 – que trabalham em tempo integral na escola.

A ligação com o Hizmet e com as ideias do líder religioso Fethullah Gülen, diz Acar, acontece na defesa de valores do movimento, como o diálogo interreligioso e cultural. Segundo ele, o colégio é financeiramente independente e não responde a nenhuma instituição centralizadora.

Toca o sinal do intervalo: é um trecho de Kâtibim, popular canção turca.

Outro braço do Hizmet no Brasil é o Centro Cultural Brasil-Turquia, que promove cursos de língua e cultura turca, além de português para imigrantes turcos que moram no Brasil. Com sede ao lado da Avenida Paulista, o centro possui filiais no Rio de Janeiro, em Brasília e em Istambul.

O CCBT promove diversas atividades culturais em São Paulo. Em janeiro, orientou um minicurso de arte Ebru (marmorização de papéis) nos SESC Pompeia. Na USP, campus Butantã, o CCBT ministra um curso de extensão universitária gratuito, dividido em quatro módulos, de língua e cultura turca.

Também na PUC-SP, na UFF (Universidade Federal Fluminense) e na UnB o CCBT leciona cursos similares.

Em abril, o centro levará gestores culturais e docentes universitários para uma viagem pela Turquia. Segundo Yusuf Elemen, gestor cultural e coordenador de projetos do CCBT, o objetivo é “mostrar as riquezas” da cultura turca para além dos estereótipos e aprofundar o conhecimento bilateral do país com o Brasil. O CCBT também promove viagens de gestores culturais turcos para o Brasil.

Publicado em Folha de S. Paulo, 15 de março de 2014.
Blogger Wordpress Gadgets