março 15, 2019

Mensagem de condolências de Fethullah Gülen pelo ataque à mesquita na Nova Zelândia

Fethullah Gülen

Fiquei profundamente triste ao saber dos ataques terroristas a duas mesquitas em Christchurch, na Nova Zelândia, que resultaram na morte de ao menos 49 pessoas e do ferimento de 20. Eu condeno veementemente este ataque horrível e rezo a Deus, o mais Compassivo, por misericórdia daqueles que perderam suas vidas, por paciência e perseverança pela perda seus entes queridos, e pela rápida recuperação dos feridos.

Infelizmente, este ataque hediondo que atingiu os muçulmanos em seu dia sagrado semanal e ao realizar sua adoração é o incidente mais recente em uma série de ataques que atingiram fiéis em mesquitas, igrejas, sinagogas e outros locais de culto nos últimos meses. A psicologia subjacente que surge na forma de islamofobia, ataques aos cristãos, antissemitismo ou outras formas de fanatismo baseadas em preconceitos, medo e ódio é uma tragédia humana. Independentemente da fachada que esconde, seja um sistema de crenças ou ideologia, o terrorismo é uma doença única que aflige a humanidade, e a humanidade deve juntar as mãos para resolvê-la.

Um pilar importante do trabalho a ser feito é a lembrança e a internalização de nossa identidade humana comum. O tratamento para a doença de atacar àqueles que são diferentes por pessoas, cujas vidas são movidas pelo medo e pelo ódio. É o estímulo — através do diálogo e da educação — de uma perspectiva que vê todo ser humano como inerentemente valioso e digno.

Nesta triste ocasião, envio minhas sinceras condolências aos muçulmanos do mundo todo e ao povo da Nova Zelândia que perdeu seus compatriotas e vizinhos. Que Deus ajude a todos, no governo ou na sociedade civil, que se empenham em erradicar o terrorismo e espalhar amor e solidariedade entre todos os seres humanos.

Sobre Fethullah Gülen

Fethullah Gülen é um estudioso, pregador e defensor social muçulmano, cujo compromisso com a educação, o diálogo inter-religioso e o altruísmo é constante há décadas; e tem inspirado milhões na Turquia e em todo o mundo. Gülen é o presidente honorário do Rumi Forum em Washington, DC e da Plataforma de Diálogo Intercultural em Bruxelas, Bélgica.
Blogger Wordpress Gadgets