Em seu discurso no 9º Jantar para Diálogo e Irmandade, presenciado por várias figuras importantes da África do Sul, a neta de Mahatma Gandhi falou sobre a visita dela a Istambul e declarou “vimos todos os sonhos sobre os quais falamos se tornarem realidade”.
Gandhi comentou sobre a ênfase do Movimento Hizmet em educação superior e moralidade. Ela relembrou uma reunião de paz ocorrida nas Nações Unidas, em Gênova, promovida pela Fundação de Jornalistas e Escritores (GYV), com participação de 800 intelectuais de 50 países; “Conheci um aluno que disse que antes ele tinha o sonho de ficar rico na indústria farmacêutica. Somente após conhecer o Movimento Hizmet, ele percebeu que riqueza e dinheiro não são os únicos objetivos importantes na vida.” Gandhi acrescentou que a história desse aluno a inspirou.
O programa patrocinado pelo Turkuaz Harmony Institute incluiu quatro províncias da África do Sul com o objetivo de construir pontes entre barreiras culturais e promover o diálogo.
Hizmet, um serviço para humanidade
O Diretor do Conselho do Parlamento das Religiões do Mundo, Dr. Dirk Ficca, salientou a importância de Fethullah Gülen, cuja vida, história e o Movimento Hizmet alcançaram proeminência internacional a partir de um começo modesto na Anatólia.
“O espírito que nos une, hoje em dia, é o intelectual islâmico Fethullah Gülen”, declarou Dr. Ficca e acrescentou “milhões de pessoas inspiradas por ele têm servido à humanidade em todo o mundo”.Publicado em Voz da Turquia, 23 março 2016