abril 23, 2014

Resenha: Os Fundamentos da Fé Islâmica

Jay Willoughby

O autor [Fethullah Gülen], um dos mais respeitados eruditos turcos, discute as crenças centrais do Islã. Após breve sumário dos argumentos tradicionais sobre a Existência de Deus e Unidade, Gülen analisa teorias modernas relacionadas à natureza, leis naturais e causa-efeito, assim como matéria e sorte. Apoiando seus argumentos com relatos de experimentos científicos, ele apela ao bom senso ao perguntar se qualquer pessoa ou objeto pode ser criado sem um autor ou se pode criar a si mesmo.

O segundo capítulo analisa anjos, gênios, o espírito, a morte, Satanás e outros assuntos espirituais. O terceiro capítulo, que fala sobre Destino e livre arbítrio, refuta a ideia de que o Islã ensina predestinação. De acordo com Gülen, nós “colhemos o que plantamos”, pois a Verdade nos foi apresentada para que sejamos recompensados ou punidos de acordo com quão bem a seguimos. Além disso, fatalismo é baseado na crença errada de que a divisão humana e, portanto, artificial do tempo em passado, presente e futuro afetaria a Deus.

O quarto capítulo provê argumentos gerais e alcorânicos para ressurreição e a vida após a morte, enquanto o quinto capítulo discute como muçulmanos veem a vida profética e a profecia de Muhammad (Maomé). Gülen apresenta os dois lados da vida do Profeta: espiritual e material. Ele também menciona referências bíblicas sobre Muhammad e fala sobre os milagres e poligamia do mesmo. O último capítulo apresenta a visão alcorânica do Profeta Muhammad e mostra porque o Alcorão e a ciência são compatíveis.

O autor deve ser louvado por utilizar fontes muçulmanas, além de sua própria experiência e estudos. Ele apresenta o Islã como devoto e muçulmanos praticantes o entendem. Esse livro é um refresco comparado àqueles escritos por eruditos que tentam explicar uma religião que não seguem e cuja língua sagrada, com frequência, não conhecem à pessoas que querem aprender sobre o Islã.

Os Fundamentos da Fé Islâmica deveria ser lido por todos que queriam entender como muçulmanos entendem o Islã e como eles enxergam a si mesmos.

Publicado em The Fountain, número 41, Janeiro-Março 2003.
Livro disponível na Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=30364532
Blogger Wordpress Gadgets