abril 18, 2014

O fechamento das escolas turcas é impossível; a demanda está crescendo

Apesar de o governo do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) estar planejando o fechamento de escolas turcas no exterior, afiliadas ao Movimento Gülen, o presidente da Confederação Turca de Empresários e Industriais (TUSKON) afirmou que a crescente demanda por tais escolas em outros países torna seu fechamento impossível.

Em discurso no evento de negócios “Ponte Comercial Turquia-Oeste Africano”, que ocorre de 13 a 16 de abril e tem objetivo de melhorar o comércio entre a Turquia e países do oeste da África, o presidente da TUSKON, Rızanur Meral, disse que as escolas turcas – presentes em 160 países – não podem ser imediatamente fechadas por ordem do governo turco já que a maioria delas foi fundada por investidores privados. Ele acrescentou que há pedidos de 500 novas escolas todos os anos, enfatizando a enorme demanda, naqueles países, por mais investimento em educação.

O governo turco solicitou o fechamento de escolas turcas no exterior e, de acordo com Meral, isso mancha a reputação mundial da Turquia. Ele afirmou que as escolas são fundadas como uma forma de investimento externo e seguem as leis de cada país que as hospedam. Por tais motivos, o governo turco não pode fecha-las. Meral disse que, em muitos daqueles países, oficiais do governo solicitaram a abertura de mais escolas para ajudar a remediar problemas no campo da educação.

O fórum empresarial, realizado na província de Bursa, reuniu mais de 110 empresários de oito países africanos e 300 empresários de Bursa para reuniões bilaterais de negócios.

A TUSKON realiza eventos similares com frequência. Todos os anos, milhares de empresários de todo o mundo se reúnem e discutem negócios avaliados em bilhões de dólares.

Publicado em Today’s Zaman, 14 de abril de 2014.
Blogger Wordpress Gadgets