setembro 19, 2014

Fethullah Gülen: “A crueldade do EIIL merece nossa mais enérgica condenação.”

Fethullah Gulen, ISIS
Erudito islâmico Fethullah Gülen
Como muçulmano praticante, profundamente influenciado pelos princípios da minha religião, energicamente condeno as atrocidades do grupo terrorista Estado Islâmico no Iraque e Levante (EIIL). As ações deles são uma desgraça para a fé que proclamam, além de crimes contra a humanidade. A religião provê as fundações para o estabelecimento da paz, direitos humanos, liberdade e o estado de direito. Quaisquer interpretações contrárias, incluindo o abuso da religião para alimentar conflitos, são falsas ou enganosas.

EIIL não é o primeiro grupo a utilizar retórica religiosa para mascarar sua crueldade – a Al-Qaeda fez o mesmo 13 anos atrás e, mais recentemente, o Boko Haram. O que todos eles têm em comum é uma mentalidade totalitária que nega aos seres humanos sua dignidade.

Qualquer forma de violência contra civis inocentes ou a perseguição de minorias contradiz os princípios do Alcorão e da tradição de nosso Profeta (a paz e bênçãos estejam com ele). Os membros do EIIL ou são completamente ignorantes sobre a religião que professam, ou suas ações são designadas para servir a seus interesses pessoais ou aos de seus mestres políticos. Não obstante, suas ações representam as de um grupo terrorista e, como tal, devem ser trazidos à justiça e compelidos a responder por seus crimes horrendos.

Envio as minhas mais sinceras condolências às famílias dos mortos no Iraque e Síria e às famílias de James Foley, Steven Sotloff e David Haines. Que Deus lhes dê força, paciência e perseverança e alivie seu sofrimento. Oro pela libertação imediata e segura dos reféns e peço a Deus, o Misericordioso, que guie a todos nós a um mundo de respeito mútuo e paz. Convido a todos a se juntarem a mim nessa oração.

Fethullah Gülen
Erudito islâmico, pregador e defensor social.

Publicado em The New York Times, The Wall Street Journal, Washington Post, The Los Angeles Times e Chicago Tribune, 17 de setembro de 2014.
Blogger Wordpress Gadgets