junho 27, 2014

A política agressiva de Erdogan

Mustafa Göktepe*

“O que está acontecendo na Turquia, estava indo tão bem, vinha sendo um exemplo de democracia naquela região lembrada pelos conflitos?”, é o que muitos amigos brasileiros me perguntam.

junho 23, 2014

O Movimento Gülen é uma Ordem Religiosa? *

M. Enes Ergene

Apesar de as dinâmicas essenciais do Movimento Gülen, em alguns aspectos, parecerem semelhantes às tradições islâmicas clássicas de ordens espirituais, sua organização é diferente com relação à produção de iniciativas civis e seus meios de aculturação.

junho 17, 2014

CCBT Administra Curso Turco em Escola Estadual do Rio de Janeiro

O CCBT (Centro Cultural Brasil-Turquia) administra curso de Língua Turca no Colégio Estadual Infante Dom Henrique, no bairro Copacabana do Rio de Janeiro, desde julho de 2013.

junho 11, 2014

A Evolução do Movimento Gülen

Helen Rose Ebaugh

Acadêmicos que estudam movimentos sociais concordam que os elementos que compõem um movimento devem ser “encubados” por um tempo antes dele surgir em público como movimento social reconhecível. Por causa de sua pregação e mensagens gravadas, as ideias e inspiração do Sr. Gülen começaram a obter reconhecimento na Turquia no início da década de 1980. Cada vez mais pessoas passaram a se juntar aos sohbets inspirados por Gülen - círculos locais de pessoas que se encontravam regularmente para discutir as ideias dele - para iniciar os dormitórios e cursos preparatórios sugeridos por ele, financiar esses e outros projetos sociais e estabelecer uma rede de relações comunitárias informais entre cidadãos com ideais semelhantes. Essas redes de indivíduos, incluindo empresários com recursos financeiros para apoiar os projetos sociais, começaram a se formar lentamente em vilas e cidades onde o Sr. Gülen pregava.

junho 02, 2014

As contribuições do Movimento Hizmet ao multiculturalismo e paz global

O Movimento Hizmet foi iniciado na década de 1970, na Turquia, com intuito de melhorar a educação e se transformou em um movimento cívico global que encoraja o diálogo interreligioso e intercultural. Ele é inspirado pelas ideias de Fethullah Gülen, listado pela revista Foreign Policy como “maior intelectual do mundo”. Gülen – erudito, educador e autor que defende uma versão moderada do Islã – é conhecido pela frase: “Um terrorista não pode ser muçulmano, assim como o verdadeiro muçulmano pode ser terrorista”. Ele diz que “O extremismo será freado e a tolerância será promovida por meio da educação”.
Blogger Wordpress Gadgets